Miguel Pereira recebe R$ 29 milhões para hospital e UPA

(Crédito: Governo do Estado do Rio de Janeiro)

Município da região sul do estado ganha novas instalações que atenderão a aproximadamente 100 mil pessoas de toda a região

O interior do Estado do Rio de Janeiro acaba de receber a aprovação de um investimento de R$ 29 milhões para o setor da saúde. O dinheiro será utilizado para a construção de um novo hospital e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade de Miguel Pereira, na região sul. A medida foi aprovada pelo Governador Wilson Witzel, em outubro, em evento que contou com a presença do prefeito de Miguel Pereira, André Português. “Este é o maior investimento já feito na cidade pelo governo do estado”, destacou o prefeito.

As novas instalações na cidade fluminense atenderão a aproximadamente 100 mil pessoas, o que inclui a população de cidades vizinhas, como Paty de Alferes, Mendes e Paulo de Frontin. Do investimento total, R$ 18 milhões serão utilizados para a construção do novo hospital, e a UPA exigirá R$ 6 milhões para ficar pronta. Os R$ 5 milhões restantes corresponderão a um repasse do governo do Rio para a compra de equipamentos, como tomógrafo, aparelho de ultrassonografia, endoscópio e radiologia. A previsão é que as obras sejam concluídas em até 18 meses após a publicação do edital de licitação.

Instalações de qualidade

Os investimentos na saúde feitos pelo governo do estado serão destinados para a construção de um hospital de qualidade para a população. O plano prevê instalações com 103 leitos, 10 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), centro cirúrgico, ortopedia, pediatria, leito de saúde mental e outros serviços.

Já a UPA de Miguel Pereira será construída em alvenaria. A previsão é que, no térreo, funcione o atendimento médico. Na parte superior, haverá um novo Centro de Diagnóstico Precoce do Câncer, com oferecimento de mamografia, ultrassom, endoscopia e colonoscopia.

A Secretaria de Saúde do Estado também repassou R$ 1,2 milhão à Prefeitura de Miguel Pereira para melhorias como fortalecimento da atenção básica e compra de medicamentos. “São R$ 29 milhões exclusivamente para o setor da saúde do município. Com esse investimento, vamos atender a mais de 100 mil pessoas. É mais saúde para a população”, disse o governador.

Além desse investimento, a Secretaria de Saúde do Estado repassou R$ 1,2 milhão à Prefeitura de Miguel Pereira para fortalecimento da atenção básica e compra de medicamentos. Uma nova ambulância 0 km também foi comprada para a cidade. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, os investimentos em saúde têm chegado a municípios de diversas regiões, como a Baixada Fluminense. “Recentemente, anunciamos investimentos para o custeio de unidades em Nilópolis e Nova Iguaçu, sem contar os cofinanciamentos. Esses recursos vão propiciar um atendimento de qualidade e humanizado aos moradores de Miguel Pereira e dos municípios vizinhos”.

O Prefeito André Português agradeceu o empenho de toda a equipe do Governador Witzel, incluindo o vice-governador, Claudio Castro, que não tem medido esforços para atender, dentro das possibilidades orçamentárias, aos pedidos da cidade de Miguel Pereira.