Estado destina R$ 93 milhões para o município do Rio de Janeiro

Crédito: Divulgação

Com novos repasses, Governo volta a atingir o índice constitucional de 12% de investimento na Saúde

O Governo do Estado do Rio de Janeiro formalizou no último mês o repasse de R$ 93 milhões para a capital fluminense. A quantia é destinada à área da saúde. A assinatura do termo aditivo do convênio foi realizada no Palácio Guanabara, com as presenças do secretário estadual da Casa Civil e Governança, André Moura, do secretário de Saúde, Edmar Santos, e da secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.

Meta de investimento na Saúde

Com a notícia desse repasse de recursos financeiros, o Governo do Estado do Rio de Janeiro tem muitos motivos para comemorar. O Estado conseguirá voltar a atingir o índice constitucional de 12% de investimento na Saúde já no primeiro ano de gestão. André Moura comemora o feito: “Este convênio foi celebrado no ano passado entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio. O governador Wilson Witzel, sensível aos problemas que a capital tem enfrentado na área da Saúde, determinou ao secretário de Saúde, Edmar Santos, um novo repasse.”

Vale destacar que, em novembro de 2019, o Governo do Estado já havia repassado o valor de R$ 57 milhões para a Saúde do município do Rio de Janeiro. Com esse novo repasse, o auxílio da administração estadual à Prefeitura do Rio chega a R$ 150 milhões. O recurso poderá ser utilizado para a compra de tomógrafos, aparelhos de raio X, macas, entre outros benefícios.

“Esta é mais uma etapa da política de priorização da Saúde. O trabalho está sendo feito tanto na parte de estruturação das unidades quanto no custeio. Por isso, o aporte adicional de R$ 93 milhões se fez necessário para ajudar as unidades de Saúde da Prefeitura do Rio”, explicou o secretário de Saúde, Edmar Santos.

Além desse aditivo do convênio de custeio e infraestrutura, a Secretaria de Estado de Saúde vai manter os repasses mensais de R$ 6 milhões de contribuição para o custeio de 2 hospitais municipalizados em 2016.

As instituições beneficiadas são os hospitais Albert Schweitzer e Rocha Faria, ambos na Zona Oeste da capital. Os aportes durante 2 anos, além dos 5 meses retroativos aos meses de 2019, totalizaram R$ 174 milhões, contribuindo ainda mais para alcançar o índice constitucional de 12% de investimento na Saúde.

Terreno para nova UPA

Como contrapartida aos repasses de recursos financeiros do Estado, a Prefeitura do Rio cedeu um terreno ao lado do Hospital Getúlio Vargas para uso da administração estadual. Nesse local, a Secretaria de Estado de Saúde vai construir uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que já seguirá os novos modelos previstos para esse tipo de unidade.

“As novas UPAs terão um formato mais perene e com estruturas que terão captação de energia solar e de água da chuva. O processo de licitação já está em andamento”, disse Santos.